Estimad@s acadêmic@s,
Vivemos momentos inesquecíveis ao longo dos 02 créditos
da Educação Sexual na infância.
Agora é hora de celebrar cada descoberta, cada aprendizagem
e cada conquista desdobrada de nossos encontros.
Para o último dia de aula (31/05), vamos organizar uma lindissima mesa de quitutes. A Andressa e a Michele estão responsáveis por realizar a distribuição do que trazer, portanto, procure as meninas e diga como você poderá contribuir!
Ah!!! Vai ter presente!!!!
Lembre-se de preparar algo bem lindo para a reveleção do nosso Amig@ Artesanal! Que coisinha mais fofa é separar um tempo em dias tão corridos para dedicá-lo a alguém especial, não acham?
Então, nos vemos em breve!
DATAS DOS PRÓXIMOS ENCONTROS:
17/05 - Escrituras (tema livre) (Inicio as 18:10h)
24/05 - Jornada de Linguagem
31/05 - Encerramento disciplina
17/05 - Escrituras (tema livre) (Inicio as 18:10h)
24/05 - Jornada de Linguagem
31/05 - Encerramento disciplina
SEMINÁRIOS 7ª FASE DE PEDAGOGIA
Critérios de avaliação:
a) Apresentação
dos principais conceitos e/ou ideias do texto;
b) Dinâmica
que envolva o grupo com o tema;
c) Artefato
cultural auxilie a pensar sobre o tema (revistas, jornais, televisão,
cinema, etc)
Abril
19
|
TEMA: INFÂNCIAS, SEXUALIDADES
E CURRÍCULO
|
||||
TEXTOS
BASE
|
DUPLA
|
||||
01 – Curiosidade,
sexualidade e Currículo (Deborah Britzman)
|
Renata e Rita
|
||||
02 – Na dinâmica
Interativa, a criança constitui seu corpo sexuado (Claudia Ribeiro)
|
Michele e Tuani
|
||||
TEMA: INFÂNCIAS, SEXUALIDADES
E CURRÍCULO
|
|||||
Abril
26
|
03 – A) Afinal quem é o pedófilo (Jane Felipe)
B) Gênero e sexualidade nas
pedagogias Culturais: implicações para a Educação Infantil (Jane Felipe)
|
Silvia e Dina
|
|||
04 – Pequenas mulheres?
Investimentos e práticas corporais de embelezamento na infância (Bianca Salazar
Guizzo)
- Lei n.º 60/2009
|
Priscila e Monica
|
||||
TEMA: RELAÇOES DE GENERO
|
|||||
Maio
03
|
05 – A) Orientação sexual
nos parâmetros curriculares nacionais (Helena Altmann)
B) As crianças em... É de menino ou de menina? As Relações de gênero nas histórias em quadrinhos Infantis;
|
Nayra e Leo
|
|||
06 - Interfaces entre
infância, gênero e escola: dialogando com crianças (Debora Sostisso)
|
Ana Paula e Joselia
|
||||
TEMA: O GÊNERO E A DOÊNCIA
|
|||||
Maio
10
|
07 - O gênero e a docência
(Guacira Louro)
|
Andressa e Ana Carolina
|
Queridissim@s acadêmic@s,
Estou muito feliz com as composiçoes imagéticas que voces criaram. Ficaram excelentes! Acredito que vão render muitos comentários...
Agora é o momento da impressão. Como as fotografias precisam ter a mesma formataçao estou postando as configuraçes abaixo. Cabe lembrar que a data para a entrega das fotografias é no dia 12/04, impreterivelmente.
I.
As imagens digitais devem ter perfil de cor RGB, extensão JPEG.
II. As
fotografias devem ser impressas no modo fosco; sem borda; tamanho de 20x30 cm.
Qualquer dúvida entre em contato.
Gente linda,
Parabéns pelo empenho e disposição na Oficina de Fotografia!
Foi um belo exercicio de criação, um desafio e tanto para nós heim!
Queridas/o, precisamos nos organizar para o encontro do dia 12/04, por isso alguns avisos:
1) Texto base para aula de 12/04 - A erotização dos corpos infantis (Jane Felipe)
2) Entrega da ficha de registro do texto: A erotização dos corpos infantis até o dia 11/04 (por e-mail: amanda.udesc@hotmail.com)
3) Envio do ensaio fotográfico até (08/04 - domingo, por e-mail), lembrando que o trabalho pode ser feito individualmente e/ou em dupla. Para tanto, é necessário sinalizar como foi feito (individual) encaminhando apenas uma fotografia e/ou (em dupla), encaminhando duas fotografias.
ATENÇÃO: CADA FOTOGRAFIA PRECISARÁ DE:
A) Título,
B) Breve justificativa ou sinopse que vai articular a cena exibida com algum trecho teórico dos textos base que foram abordados na disciplina ou com algum dos diálogos que travamos ao longo das aulas.
É interessante pensar também nas sensações que as aulas e a oficina tem gerado em nós... O que nos toca? O que nos sensibiliza? O que é diferente? O que se repete? Onde e como podemos avançar a reflexão sobre a Educação Sexual na Infância? O que surge como novidade neste processo? Novas possibilidades? Aprendizagens???
Vocês criarão este pequeno texto; texto que dirá um pouco de vocês também (por que não?) explorando nuances diversas, se aventurando em uma composição entre - cena/teoria, reflexão/sentidos, natuzalização/provocação, arte/educação - desterritorializando olhares na FAED.
ENCONTRO 29/03
a) OFICINA DE FOTOGRAFIA: trazer câmera fotográfica, bonecas/os, massinha e brinquedos que componham cenários para os registros; (sugestão: dividam os materiais em duplas, assim ficará mais fácil);
b) Neste encontro não haverá texto base. A leitura que nos dará suporte para criação é o texto do encontro 22/03: A construçao escolar das diferenças - Guacira Lopes Louro; e o vídeo sobre a Exposiçao Fotográfica na Espanha que encontra-se na pagina de vídeos do blog.
ENCONTRO 22/03
a) Fazer a leitura do texto base: A construçao escolar das diferenças - Guacira Lopes Louro;
b) Entregar ficha de conhecimentos prévios e adquiridos;
c) Apresentações a partir do video "Meu eu secreto".
obs. o ensaio fotográfico com os brinquedos acontecerá na aula do dia 29/03.
ENCONTRO 15/03
a) Fazer a leitura do texto: Educação, gênero e sexualidade: entreolhares e problematizações (p. 11 a 41) - em anexo;
b) Preparar apresentação-criativa (em dupla) tendo o vídeo "MEU EU SECRETO" como ponto disparador para a reflexão;
(nesta atividade importa ser original e argumentar de forma reflexiva a problemática em questão. Dos recursos interessantes para esta apresentação são: música, poemas, imagens, painéis, teatro, reportagens e propagandas, recortes de cena da Educação Infantil, entre outras). Vocês são livres para criar! Preparem-se e surpreendam o grupo!
c) Lembrem-se ainda de postar no glossário do blog o conceito ao qual você ficou responsável.
d) Para aquel@s que ainda nao entregaram a ficha de conhecimentos (em anexo), estarei recebendo ate a prox. terçca-feira 13/03, pela manha. Portanto, me encaminhem via e-mail ou deixem em meu escaninho, nº 85, na segunda-feira a noite.
Quaisquer dúvidas, escrevam e, por gentileza, repassem os avisos a quem geralmente nao costuma acessar o email (o que deve ser uma prática constante)...
Um lindissimo final de semana!
Profa. Amanda
-----------------------------------------------------------------------------------
Encontro 08/03 - Entregar Registro de Conhecimentos Prévios e Adquiridos!
(A ficha pode ser encaminhada para o e-mail: amanda.udesc@hotmail.com e ainda ser impressa e/ou manuscrita). Evitem o acúmulo de tarefas!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirObrigada pelos lembretes!!!!Bjs, Nayra :D
ResponderExcluir