Diferente dos ocidentais, os metrossexuais japoneses não seguem um padrão e buscam a beleza que os diferencie dos demais
Hiroki Mizobuchi, estudante japonês, na feira Hyper Japan, em Londres:
em 2011, os homens japoneses de até 34 anos gastaram uma média de R$ 279
em produtos de beleza, 33% a mais que em 2010
Tóquio - Os jovens japoneses com idade entre 20 e 30 anos estão cada
vez mais preocupados com a imagem, e na sociedade japonesa já são
conhecidos como os "kireos", pessoas que buscam a perfeição estética
através de cremes e tratamentos.
O termo "kireo", que denomina a nova tendência estética, provém da
palavra "kirei", que significa "belo" ou "bonito", e define os novos
jovens de sobrancelhas feitas, pele perfeita, penteados milimétricos e
convenientemente perfumados.
Os "metrossexuais" japoneses são diferentes dos do Ocidente: na Europa e
na América, a beleza se relaciona com exemplos similares para todos,
nos quais os atores e cantores, com visuais mais tradicionais e
parecidos, guiam as tendências da beleza masculina.
No país asiático, ao contrário, os homens buscam a beleza que os
diferencie dos demais, que seja distinta da estética do homem
tradicional de negócios japonês, e para isso cuidam com carinho seus
penteados, do desenho da sobrancelha e da perfeição de sua pele, se
aproximando à estética dos ícones musicais do oriente.
O "kireo", afastado do visual uniforme e apagado do executivo,
considera que o cuidado da imagem faz com que as pessoas fiquem mais
atrativas e interessantes, embora sua busca seja também uma tentativa de
se reafirmar em uma sociedade baseada na solidão e no individualismo.
Segundo dados oficiais, em 2011 os homens japoneses de até 34 anos
gastaram uma média de 11.000 ienes (R$ 279) em produtos de beleza, 33% a
mais que em 2010, o que ressalta o aumento do interesse da classe pela
estética.
O aumento desta tendência no Japão
foi acompanhado pela aparição de diversos tipos de produtos e serviços
para homens, desde salões de beleza especializados na estética
masculina, até cremes para a face e a pele.
A moda no país asiático é tão evidente que, inclusive, nas lojas 24
horas, chamadas "combinis", dispõem de pequenos pacotes com cremes,
loções e toalhas refrescantes para homens, que cada vez consomem mais
este tipo de produto.
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