De que forma estamos lendo as propagandas? Como as imagens nos tocam? O que elas querem dizer? Em que consiste a provocação?
Para pensar sobre a Erotização dos corpos infantis buscamos as imagens das propogandas de sandálias de plástico realizada no Brasil veiculadas pelas revistas - Caras, Cláudia, Capricho nos meses de novembro e dezembro de 2002, para o verão de 2003.
As propagandas foram protagonizadas por meninas (pré-adolescentes), porém os seus rostos foram propositadamente substituídos por rostos de bonecas. Acreditamos que essa estratégia utilizada pela agência de propaganda, muito além de caracterizar simplesmente as mudanças corporais e comportamentais da menina ao entrar na puberdade, estabelecendo assim um misto de ingenuidade e sedução, tenha sido também uma forma de se preservar de possíveis acusações, na medida em que tais propagandas, de certa forma, podem estimular práticas de pedofilia. (FELIPE, GUIZZO, 2003, p. 125 - Pro-Posiçães, v. 14, n. 3 (42) - set./dez. 2003)
Ver mais sobre esta reflexão no texto: EROTIZAÇÃO DOS CORPOS INFANTIS E A SOCIEDADE DE CONSUMO.
Agradecimento a academica Ana Carolina pelo envio das imagens.
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