segunda-feira, 23 de abril de 2012

Infâncias X Sociedade de consumo

Ensaio de lingerie infantil retoma polêmica de crianças na moda

Em janeiro deste ano, uma edição polêmica da “Vogue” Paris publicou um ensaio com modelos infantis em poses e roupas de adultas. As meninas não passavam dos seis anos e usavam salto alto, batom forte e roupas de grife. “Em vez de meninas brincando de se vestir no closet da mãe, essas fotos mostram crianças crescendo rápido demais”, disse um colunista especializado à época. A controvérsia das crianças retratadas como adultas em ensaios de moda ressurgiu nesta semana em função de uma campanha de lingerie infantil que traz meninas posando de calcinha e sutiã.

A grife Jours Après Lunes, também francesa – como a “Vogue” de que falamos – e responsável pelas fotos, é especializada em “loungerie” (uma espécie de lingerie para usar em casa) para crianças de 4 a 12 anos – e disponibiliza modelos adultos também, para mães e filhas ficarem combinando. O que causou reboliço no mundo da moda não foi o fato de a marca produzir lingerie para uma idade que não deve atentar para isso ainda, mas sim as fotos da campanha, taxadas como absurdas. Nelas, as meninas posam seminuas com uma sensualidade imprópria para a faixa etária de que fazem parte.
Agradecimento a Andressa Proença pelo envio da matéria.

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